Lola ao poder!

lola quer poder... roer a rolha do rato do rei da rússia!

quarta-feira, junho 21, 2006

Solo

Um dia os nossos gestos serão verdes.
Dormiremos aos pés da terra
nas nossas bocas só os pés da terra
e a folhagem em vez dos meus braços.
Basta um grão de pó na unha
a noite dedilhada no centro do poro
para que eu estenda os seios no deserto
depois da vindima. Entre a pele e as espigas
já não restam reticências – apenas uma escama
com que agasalho o mundo.

Catarina Nunes de Almeida

89 Comments:

At 20:58, Anonymous Anónimo said...

Sim, é um belo poema. Substantivo, como dizes Ninis. Substantivo. Por acaso tenho um poema onde opero uma imagem semelhante àquela que abre o poema: mas, claro, em vez do verde acontece o azul.

Substantivo.

 
At 21:48, Anonymous Anónimo said...

sim. um belo poema! bem escrito, ou melhor, desenhado... muito bom!
totalmente substantivo, totalmente, concordo hugo.

o que não vejo é como posso comparar este belo poema, reforço, com outros belos poemas. a resposta parece-me simples - não posso.
explico: tenho um gosto musical muito diversificado, gosto de muita coisa, grunge e fado, jazz e world music, blues e metal... expliquem-me como é que posso comparar soundgarden com camané, miles davis e kimmo pohjonen, charlie parker e metallica? a resposta é: não posso. nenhum é melhor do que o outro porque são diferentes. diferentes.
e depois alguém poderia dizer: é tudo musica, claro que podemos comparar. e depois esse alguém podia dizer miles davis é muito melhor do que camané, depois comparem.
e eu só poderia responder assim: olha meu amigo, é a tua opinião, mas sabes - tenho pena que não vejas que a Diferença impede esses juizos de valor...

o mesmo se dá quando em vez de musica há palavras.

 
At 22:44, Anonymous Anónimo said...

lol,quero-te conhecer! es genial!revela-te e beijar-te-ei!

 
At 01:17, Anonymous Anónimo said...

tal como mencionei anteriormente não faço comparações entre coisas que são distintas.
em comentários anteriores também referi que acho que coisas do tipo - comparem isto com aquilo - são, no minimo, menores. quando era bem mais novo é que dizia esse tipo de coisa - o meu pai é melhor que o teu, o teu livro é melhor do que o meu, não é não, é sim é sim.
ainda assim, usarei uma expressão de hugo milhanas machado: Catarina Nunes de Almeida (neste unico poema que conheço (obrigado por isso)) - substantivo; M. Tiago Paixão - não substantivo.

acresce dizer ainda que para poder "fazer uma analise mais complexa" necessito primeiro de ler todo o livro, que comprarei logo que possivel. depois, terei uma opinião pessoal sobre a "estética da autora". Compreenderás que não posso ter opinião formada só com um texto, talvez nem só com um primeiro livro...
depois, quando me for possivel "fazer uma analise mais complexa" do livro de Catarina Nunes de Almeida, não o farei. não gosto de fazer analises complexas. gosto de falar com o texto, fazer-lhe perguntas, ouvir as respostas e deixar que ele me faça perguntas.

digo-te outra coisa que não farei com/contra/pró- Catarina Nunes de Almeida: não escreverei nenhum "manifesto" ou Manifesto. não o farei porque ela não o poderá "merecer" pelo seu primeiro livro. ninguem merece isso por um primeiro trabalho, é uma honra demasiado grande, é dar muita importancia àquilo que é apenas o começar de um trabalho que se quer continuo... por melhor que seja o livro (não abdico desta opinião).

se quiseres "explicar" o "comparem" podes fazê-lo, mas sinceramente, eu já conheço a "explicação".

ps. por mais bem vinda que fosse, a minha opinião crítica sobre a poesia de m. tiago paixão não iria ser entendida aqui.

 
At 02:16, Anonymous Anónimo said...

limitei-me a atribuir a expressão em causa ao hugo milhanas machado porque, se a memória não me falha, foi ele que a trouxe para esta conversa, só isso. usei-a, penso, no sentido em que ela a usou e não como sinónimo de vida, que foi o uso, penso, que o ninis lhe deu.
eu até acho que todos os que leem os meus comments me compreendem bem... não percebo essa ultima frase. estava a dizer uma coisa que julgo ser séria. revela a minha posição perante a poesia, só isso.
quanto ao "vá agora és tu" posso dizer-te que sim, sou eu - mas não sei a quem te referes. lol. agora a sério, não te conheço.

 
At 02:17, Anonymous Anónimo said...

*no sentido em que ele a usou

 
At 02:57, Blogger Dinis Lapa said...

lol, também há mau jazz, mau rock, mau o que tu quiseres. há poetas com o mesmo "estilo", mas que não conseguem ter o engenho dos outros.

 
At 09:12, Anonymous Anónimo said...

Sim, lol, o "substantivo" que aqui menciono - a que aqui recorro - não é, com certeza, o "substantivo" com que Ninis - via via via Casimiro de Brito - sublinha a poesia da Catarina: lol, revelas-te um leitor atento.

:"O SubsTantivo"

a Ninis, Lola

Engenhopaixãovida
Engenhovidapaixão
Engenhopaixãovida
Engenhovidapaixão

Vidapaixãoengenho
Vidaengenhopaixão.
Vidapaixãoengenho
Vidaengenhopaixão

Paixãovidaengenho
Engenhopaixãovida?
Vidapaixãoengenho

Paixãoengenhovida
Paixãovidaengenho
Engenhopaixãovida.

(Esquema rítmico (mas também se poderia chamar "opinião crítica além do bonito") : acentuação em redondilha maior nos versos pares da primeira quadra; menor nos interpolados dos tercetos (T1a, T2b); nas restantes pontua um engenhoso compasso de seis (!) tempos, muito ao estilo de alguns autores esquimós)(tem várias rimas internas, algumas figuras de estilo menos tactáveis, e, claro, belos traços de intertextualidade) (atente-se, em especial, na bonita e conseguida imagem em enjambement semãntico (mas não referencial) do sexto para o sétimo verso)

Por fim, quanto ao poema da Catarina: é realmente bom. Muito bom até. Sim. Não há dúvida. E depois? O que acontece depois?
"É substantivo."

(Temas para a conversa, se assim o entenderem: trabalho do/no tempo / trabalho do/no espaço; substantivo/substantivo/verbal/operativo)

 
At 10:55, Anonymous Anónimo said...

(continuo, contudo, sem encontrar "Prefloração". nenhum dos catálogos que consultei credita o livro - nem mesmo o da Quasi; mais uma vez, ninis, caso saibas onde o adquirir diz qualquer coisa: há alguns meses que procuro poesia da Catarina - ainda estou à espera da colectânea de Trieste onde está um poema dela, "Corpo Floresta" e, penso, um meu, "A Indizível Força"; nem mesmo na net encontro qualquer coisa dela)

 
At 11:30, Anonymous Anónimo said...

ninis: define "estilo" por favor; concretiza o que queres dizer com "há poetas com o mesmo estilo" por favor; explica-me o que queres dizer com esse "engenho" por favor.

dizes que também há mau jazz, mau rock, mau o que eu quiser... a minha pergunta é simples: porquê? quem diz que é assim? como avalias? quais são os critérios sólidos que usas?
sublinho a palavra sólidos (não me venham com coisas do tipo - o nao sei quem, que é critico há n sei quanto tempo, e o outro que é famoso e é muito bom - somos adultos e acho que cada um gosta de pensar pela sua cabecinha).

hugo: exacto. não esperes que te entendam, decerto não serás levado a sério, em seguida talvez O anónimo te reserve um novo "manifesto" que talvez comece até com o mesmo verso infantil.

 
At 14:06, Blogger Dinis Lapa said...

o jazz é um estilo. pelos vistos o estilo do paixão é o de alguns autores hispano-americanos etc...

engenho. sim, quem sou eu para avaliar?e tu quem és? todavia, se acharmos que tudo tem a mesma qualidade e que depende de cada um avaliar isso ao seu gosto, daremos por nós a chorar em êxtase com as músicas do Dzrt e a gozar com Pink Floyd, ou a dizer que Paulo Coelho é em tudo melhor que o Hesse!


milhanas, terás que esperar. eu comprei no lançamento do livro e n sabia que ainda n andava aí. mas vai andar.

ausentar-me-ei por uns dias. infelizmente th de trabalhar.

 
At 14:49, Anonymous Anónimo said...

nenhuma das minhas perguntas foi entendida, continua o "comparem com"... nenhuma das minhas perguntas indica que qualidade varia com gosto pessoal. eu solicitei apenas que me fossem mostrados critérios sólidos. em vez disso são me dados novos termos para comparação... não fui entendido. aliás, não fui só eu que não fui entendido.
quanto ao "estilo" de m. tiago paixão: escuso-me a falar sobre. não me parece relevante faze-lo. ou se calhar até já o fiz e não fui entendido.
não acho interessante ter de dizer tudo.

só para terminar fica a referencia ao facto de que: respondeste a 1a pergunta com um exemplo; a 2a com uma "ideia" não concretizada; a 3a com um "semi-ataque", ou seja não respondeste.
compreendo as tuas respostas. já as esperava.

 
At 19:16, Anonymous Anónimo said...

este comment não serve para nada

 
At 00:39, Anonymous Anónimo said...

porque comparar é adjectivo? introduzindo um outro termo àqueles que o hugo milhanas machado propunha para reflexão... É isso que dizes, lol?
Quanto à substância textual, corrige-me, milhanas, se não entendi correctamente, mas falas do facto do texto ficar ali, só, muito belo, é certo, mas imóvel? É o movimento, a transitividade, a passagem, a operacionalidade que referes quando dizes "verbal"? o poema há que ser da ordem da engrenagem sempre continuada, é isso? e aí mais do que o produto, que seria sempre final,interessa o processo, o fazer-se sempre, o manter-se fazendo? É isso?
onde posso ler a tua poesia,milhanas? gosto da tua forma de pensar

 
At 01:10, Anonymous Anónimo said...

rosa b.:
boa pergunta. responderia sim, para um "comparar" verdadeiro. mas neste caso, no caso do "comparar" que critiquei, penso que de forma clara (mais não quero fazer), e resposta é não - não é adjectivo. eu diria preposição (ainda que esta palavra me ocorra de um modo um tanto precipitado reconheço). tu o que achas?

 
At 12:11, Anonymous Anónimo said...

Rosa B., a poesia acontece-me exactamente nesse sentido: no fazendo-se, no operando-se: ou melhor: no fazendo, no operando: "transitividade", termo que pela primeira vez é aqui aflorado: mas "transitividade" não apenas processual: a poesia como configuração do espaço do transitivo (daquilo que vem depois do Verbo). É assim, para mim, a poesia. A Poesia.

Aqui fica um convite para passares no blog do meu livro: www.poemaemformadenuvem.blogspot.com

("o poema há que ser da ordem da engrenagem sempre continuada": é este o poema quero trazer no bolso)

 
At 12:33, Anonymous Anónimo said...

Ola! Lol, "a" afirmação de um desejo de crítica "ante" uma realização como que frustada do mesmo; "com" a forma "de" um manifesto "para" tentar ir "contra" certa poesia,e "até" mais especificamente "contra" certos autores, contraditoriamente "perante" toda a gente, visto um blog ser espaço público, mas "sem" se identificar, "sob" o anonimato e o pseudónimo, a "trás" de nomes. "desde" logo, preposicionalmente falando, é o penso (amos?) do que aqui teve lugar.

 
At 12:37, Anonymous Anónimo said...

hugo, "a poesia como configuração do espaço do transitivo (daquilo que vem depois do Verbo)"!
! mas assim não é apenas espaço, é tempo! e o tempo depois do tempo, porque tornado espaço! sim? (não?talvez?)
vou visitar o teu espaço-tempo então.

e, lol, hugo, as vossas vozes por vezes tocam-se, quase coincidindo..e isso agrada-me, porque vao pensando em conjunto e plurivalentemente.

 
At 14:05, Anonymous Anónimo said...

olha,tentei aceder ao teu blog,hugo.mas, não sei porquê, não consigo ler os poemas. só tenho acesso ao astrolábio e à parte dos comments e ainda ao videoclip dos muse. mais não consigo...
ninis, pk não lhe publicas aqui um poema para que o possa ler?

 
At 19:46, Anonymous Anónimo said...

Estranho...não percebo nada de computadores, mas deve ser um problema desse género (servidor, browser...)...
Não consegues ver os arquivos?
*

 
At 20:08, Anonymous Anónimo said...

n! publica aqui! e responde as minhas inquietações... não respondeste!

 
At 20:49, Anonymous Anónimo said...

Um convite:
"Realizar-se-á no próximo dia 1 de Julho a CONVERSA - MESA REDONDA - NOVOS ESCRITORES - O NOVO RUMO DA LITERATURA, com Hugo Milhanas Machado, Maria Rocha, M. Tiago Paixão e João Silveira. A sessão será moderada por Rui Alberto.

1 DE JULHO - SÁBADO - 16H, na Galeria Mixsoul, Damaia."
www.respigarte.blogspot.com
apareçam!

 
At 21:31, Anonymous Anónimo said...

uau! fiquei sem palavras rosa b. ! excelente!
realmente há pontos de contacto entre o meu pensamento e o do hugo, ou melhor, julgo haver. gostava de saber quem és! lol

 
At 22:00, Anonymous Anónimo said...

diz-me primeiro quem es, lol. lol

 
At 22:10, Anonymous Anónimo said...

lol essa foi boa! e já esperava essa resposta lol não me conheces provavelmente por isso... também estudas na faculdade deles, leia-se tiago e hugo. lol
quando quiseres dá um salto ao meu espaço o-blog-do-lol.blogspot.com; este convite é extensivel a todos os que têm passado por aqui.

 
At 22:43, Anonymous Anónimo said...

após alguma reflexão e re-leitura de um Manifesto dos bons, apetece-me dizer isto sobre a "poesia substantiva": "A poesia anda oculta nos cipós maliciosos da sabedoria." (citado de Manifesto pau-brasil, de Oswald de Andrade).
cipó: designação genérica de grande número de plantas trepadeiras, sarmentosas ou volúveis, herbáceas ou lenhosas, de hastes flexíveis e delgadas;
diz-se de uma cobra de corpo muito delgado e que se assemelha ao tronco do cipó.

tenho dito!

 
At 02:06, Blogger Dinis Lapa said...

"1 DE JULHO - SÁBADO - 16H, na Galeria Mixsoul, Damaia."
www.respigarte.blogspot.com
apareçam! "

milhanas, estás lá à espera com os teus capangas da damaia??? cheira-me a esturro! :P

lol, eu acho que tu e o paixão praticam sexo anal um com o outro. (ah este ninis é mesmo limitado, a usar piadas fáceis e brejeiras, tão não-intelectual que ele é!!ai ai aia aia ai"

milhanas, que poemas queres que eu publique para a rosa b. para ja, para ser publicado tem que preencher a certos requisitos:

1- uma quadra anti-milhanas que não critica nada de construtivo.

2- um texto anti-paixão que tenta fazer uma crítica construtiva mas acaba por cair num maldizer irracional e vulgar. porém, o autor não poder concordar com isso.

3- eu e a lola gostarmos.

:P

só uma pergunta: porque é que a maioria dos comments dos poemas dos vossos blogs resumem-se a "ai gostei muito", "tá lindo, fizeste-me dormir melhor com as tuas belas palavras" ?

(brincadeirinha)_ mas espero disto uma intervenção do lol em defesa dos seus mestres!

 
At 02:08, Blogger Dinis Lapa said...

errata:
_"tem de preencher a um ou mais destes requisitos:"

_"autor não pode concordar"

 
At 14:08, Anonymous Anónimo said...

ui... tão nervoso que anda o menino ninis... tão nervoso que nem lês os comments em condições. quando é que o hugo pediu pa postares um poema dele aqui? é que eu não li isso senhor "leitor-atento". lol
não te chamei "não intelectual" - chamei mesmo "pseudo-intelectual de uma pseudo-esquerda".
como também já disse não estou aqui para defender ninguem, estou mesmo para atacar - adoro atacar - especialmente agora que as minhas intervenções já são esperadas.
quanto à insinuação sexual a minha resposta segue como uma pergunta: já viste como assinas? ninis? ninis? ninis?

à espera o meu "manifesto"...

 
At 15:20, Blogger m. tiago paixão said...

registo o teu novo insulto com tristeza e como mais um ao qual não vou responder. apesar de tudo, continuando com o "sexo", ficas a saber que me dá tusa ter inimigos, especialmente quando me começam a insultar. mas eu nunca insulto de volta, é uma questão de educação e não de ser ou não intelectual.
quanto aos comments, ainda que não tenhas nada a ver com isso, chamo a atenção para a palavra email que aparece logo por baixo de M. Tiago Paixão. é só mais uma distração.

 
At 15:23, Anonymous Anónimo said...

a rosa b. é que pediu textos do milhanas.

não ando nervos, escrevi o último comment a rir e com a broa e não insultei ninguém, fiz uma piada. seria insulto se, de facto, vocês praticam sexo anal um com o outro.

inuslto é dizer que acho que és um poeta comercialóide pela atitude parva de vender poesia sem garantia de qualidade (refiro-me aos papelinhos vendidos na faculdade). todavia, o livro editado é garantia de qualidade dada por uma editora. para mim, uma má editora. se tivesse comprado o livro exigia o dinheiro de volta. e se vêm com o argumento que é para a arte chegar a todos que a dêm e não a vendam. seja por um centimo ou 1 euro.

li uns 3 ou 4 poetas desse vosso grupinho e só o milhanas é poeta. o resto são pessoas que sabem escrever e gostam da ideia de ser poeta.

pão de lol, mas tu só me atacas. não atacas os outros e não me parece coerente concordares com tudo o que eles dizem, é falta de carácter.

saudações de moimenta da beira

lol, escreverei o teu manifesto pró ano.

assino anónimo porque n me lembro da mh password

 
At 15:25, Anonymous Anónimo said...

lol,este blog é para amigos. por acaso chegou a ti e a vocês mas nunca fizémos publicidade. "ninis" é alcunha de infância. mas chama-me dinis. ou lucas. ou zé das alheiras

 
At 16:10, Anonymous Anónimo said...

"não ando nervos" foi muito boa. eu também não. ainda bem que continuas a usar a alcunha de criança. ainda és. se fosse gay sentir-me-ia insultado com o comentário que acabaste de fazer. só te ataco porque não ataco quem é inteligente. e provavelmente eles não se enervavam tanto e eu gosto de nervosinhos, são mais giros. lol
alem disso eu não concordo com tudo o que dizem, só que para notar isso tens que saber ler os comentários meu rapaz. define poeta! quando comprei esse "papelinhos" de que falas foi-me explicado o motivo pelo qual eram vendidos e não dados - se não perguntaste não sabes, se não sabes mais vale estar calado. mas como o teu discurso é feito à toa e cheio de contradições, já estou habituado.
o meu discurso não entra em contradição - porque tem um objectivo. ataco-te porque conforme já disse, não gosto que um "pseudo" defina para mim o que é bom ou o que é mau. já dei as minhas explicações imensas vezes mas compreendo que não as entendas.
é preciso saber ler sem preconceitos, pré-conceitos, coisa que claramente não fazes (daí o "comparem com").
termino em inglês: they are. you "wanna be"!

 
At 17:22, Anonymous Anónimo said...

ai ai...não ando nervoso...para bom entendedor...

tu és mesmo um gajo muito estúpido e eles explicaram-me,,,depois eu disse: "deixa estar então"

 
At 18:53, Anonymous Anónimo said...

és A Inveja! lol lol lol

 
At 00:32, Blogger Rui Alberto said...

caro dinis, até aqui não tinha efectuado nenhuma intervenção, pois o meu nome não era evocado e as pessoas cujos nomes vieram ao de cima souberam responder por si. no entanto, não sabendo se estou incluido no "grupinho" a que te referes, mas deduzo que sim, decidi então responder por mim. em relação aos "papelinhos" vendidos, não tinham qualquer intuito comercial, se lá foste questionar isso, creio que explicámos o porque de estarmos a vender e não a oferecer (se bem que da minha parte ofereci a quem sabia que iria ler com atenção). o facto de não concordares com isso não o torna automaticamente uma "atitude parva de vender poesia sem garantia de qualidade". e ao facto de ser uma pessoa que "sabe escrever mas que apenas gosta da ideia de ser poeta", não poderias estar mais errado. mas lá está, não me conheces e se calhar ao leres o que escrevo, não te agradando, guardas essa ideia. é no entanto a meu ver, uma forma precepitada de julgamento. não me considero poeta, nem aspiro a tal. apenas gosto de praticar o acto da escrita, seja em prosa, poesia, de qualquer forma. é algo que me dá prazer pessoal. se o mostro a outros é com o intuito de procurar críticas a tal, de forma a poder melhorar certos aspectos, que é algo que tambem pessoalmente creio que todas pretendem, melhorar no que gostam de fazer. e nesse campo, o da crítica, acho que os teus critérios aqui apresentados não foram os mais sensatos. mas lá está, opinions are like ass holes, everyone has one.
assim me despeço, até uma próxima.

 
At 17:59, Anonymous Anónimo said...

disse coisas que penso, que não penso, que sinto, que não sinto, que gostava de pensar, que gostava de sentir. isso não interessa. aliás, como referi, o meu manifesto foi escrito não para vocês lerem mas para fazer rir uma amiga. gosto de a fazer rir. mas depois disto tudo acontecer até fiquei contente, porque reparei _ e ainda não me responderam a esta questão_ que nos vossos blogs ninguém vos critica e tudo é bonito. se calhar assim contribúo para que todos vocês melhorem enquanto "pessoas que gostam de escrever". eu próprio sou uma pessoa que gosta de escrever e até atacaram as minhas hipotéticas qualidades na escrita sem me terem lido. eu sei que os papelinhos não têm intuito comercial, mas não deixo de achar a ideia "meio parva". porquê? porque , na minha humilde opinião, considero que a maioria não tem nada para dizer e partilhar com o mundo a não ser desabafos pessoais adolescentes que não interessam a ningu+em. isso não é poesia. desculpem, é só uma opinião e vocês até me parecem boa gente.

 
At 18:59, Anonymous Anónimo said...

inveja de quem não tem ideias para mostrar, para partilhar.

 
At 20:50, Anonymous Anónimo said...

és irritante e repetitivo, admito que me irritas.

 
At 20:51, Anonymous Anónimo said...

lol, tu escreves? tens blog?

 
At 22:12, Anonymous Anónimo said...

já o publicitei aqui:
o-blog-do-lol.blogspot.com

é num espaço que serve para expor situações cómicas/ ridiculas. começou ha mt pouco tempo. lol lol

 
At 22:12, Anonymous Anónimo said...

já o publicitei aqui:
o-blog-do-lol.blogspot.com

é num espaço que serve para expor situações cómicas/ ridiculas. começou ha mt pouco tempo. lol lol

 
At 22:12, Anonymous Anónimo said...

já o publicitei aqui:
o-blog-do-lol.blogspot.com

é num espaço que serve para expor situações cómicas/ ridiculas. começou ha mt pouco tempo. lol lol

 
At 22:15, Anonymous Anónimo said...

peço desculpa pela repetição não propositada. foi irritante, como eu!

 
At 23:55, Anonymous Anónimo said...

lol, why do I have this strange feeling that I know you? You sound just (just just just) like somebody I know.
rosa b.

 
At 23:56, Anonymous Anónimo said...

Repito (lol) Just like somebody I know.

 
At 14:41, Blogger Dinis Lapa said...

então fizeste copy paste do nosso blog oh lol?? pão de lol

 
At 19:54, Anonymous Anónimo said...

não rapazito... só postei as partes mais ridiculas, comecei com os "pseudo-manifestos" claro - são uma das coisas mais ridiculas que já vi. mas não vou voltar a falar no mesmo agora.

estou a espera do meu manifesto! lol lol espero uma coisa um bocadinho melhor - sei que é dificil.

mas isto ta a morrer muito aqui... estou a fartar-me deste brinquedo. tenho de atacar outro blog onde as pessoas se defendam melhor, isto é, sejam coerentes... aqui é facil, começa a n dar pica.

acho que já provei o que queria provar.

rosa b.:
só falo inglês em circunstancias muito particulares. assim sendo, escuso-me a responder ao teu comment, ainda que não me faças nenhuma pergunta.
d qq modo o mundo é um lugar pequeno e eu até conheço muito gente... por isso, quem sabe??

 
At 00:48, Blogger Dinis Lapa said...

conheces muito gente? tá gira essa pah. :P

 
At 01:13, Anonymous Anónimo said...

rapazinho, os pais costumam ensinar aos filhos que só se responde quando a conversa é com eles...

 
At 08:45, Blogger Dinis Lapa said...

no meu blog todas as conversas são comigo, puto.

 
At 10:43, Blogger Dinis Lapa said...

mas gostei do facto de te ter irritado. hihihiih

estas conversas andam tão pouco sérias...peço desculpa aos poetas sérios

 
At 11:28, Anonymous Anónimo said...

não irritaste. para isso era preciso que tivesses dito algo inteligente - e isso nunca o fizeste!
mas gostei desse tom autoritário ("meu blog" ui...ui...)

as conversas andam mesmo pouco sérias, aliás sempre foram pouco sérias, aliás nunca foram sérias:
manifestos?! lol lol lol aquilo era a sério?
"tic tac tic tac" - esta aqui a intertextualidade toda lol lol lol
os insultos são só figuras de estilo lol lol lol
herois do mar?? lol lol lol
lucas madrugada??
anónimo??
"as manhas"?? lol lol lol
ninis?? ninis?? ninis??

lol lol lol

pensas mesmo que alguem te leva a sério? eu até gosto de brincar por aqui... mas confesso, já estou cansado deste brinquedo - sim é mesmo isso, vir aqui é para mim uma especie de brincadeira. ou como ir ao circo: e isso faz de ti um..................... é isso mesmo!

este foi o meu ultimo comentário por aqui!
vou "atacar" noutro blog, em que o "dono" não se chame ninis, nao se contradiga de comment para comment, e onde as coisas - tenham substancia (lol lol lol lol lol)

estou a espera do meu manifesto!!!!!!!!!

 
At 11:44, Blogger Dinis Lapa said...

por acaso não me contradigo mas tu fazes isso com muita regularidade. eu tenho é preguiça de ler os textos intermináveis que nada dizem. usas como exemplo para a intertextualidade...o que não é. és burro. tenho pena de ti.

 
At 12:03, Anonymous Anónimo said...

é a tua opinião de pseudo-intelectual extremamente orgulhoso... pede a alguem todos os teus comments em seguida, se ainda assim não notares as enormes contradiçoes no teu discurso... ... nao ha nada a fazer - eu nao tenho pena. no teu caso ignorancia nao é defeito, é feitio!

esta foi a minha primeira e unica contradição: assinalei o ultimo comment como ultimo e voltei. mas agora podes espernear à vontade que não volto ao teu blog. lol lol lol nao das pica - fraquinho fraquinho fraquinho como alguem ja disse.

deixaste de dar pica quando admitiste: "és irritante e repetitivo, admito que me irritas." "és irritante e repetitivo, admito que me irritas." "és irritante e repetitivo, admito que me irritas."

lol lol lol lol lol lol lol

estou a espera do meu manifesto!!!!!!!!!

 
At 12:05, Anonymous Anónimo said...

*pede a alguem que leia todos os teus comments

(se conseguir) lol lol lol

o erro foi propositado - achei melhor explicar

 
At 15:09, Anonymous Anónimo said...

caros bloggers, porque não publicam mais textos? e, já que gostam desta actividade paralela dos comments, porque não escolhem outro alvo qualquer?
já cansa isto. é, digamos, "repetitivo".
é que já pegaram com a poesia deles, e nos seus folhetos para venda. e agora vão pegar com a editora? já pegaram com o facto de poderem ser ou não considerados poetas, salvaguardando até que eram boas pessoas; pegaram com os tradutores (assim só pa mandar uma boquita à antiga AE), pegaram com a prefaciadora e chamaram-lhe "feia"; pegaram, inclusivamente, com a virilidade destes senhores, alegando homossexualidade. enfim, neste ponto, é caso para perguntar se também, já agora, não há nada a dizer relativamente ao recente corte de cabelo de Milhanas Machado, ou aos óculos escuros que M.Tiago Paixão usa, ou, sei lá, à forma como se costumam sentar com os amigos na esplanada amarela. e, quem sabe até, não terão vocês nada a dizer sobre os novos chapéus da esplanada, vermelhos!! sabem, uma pequena confidência: sei, de fonte segura, que os dois indíviduos em questão são do Benfica. será que há aqui uma mera coincidência?! chapéus vermelhos- hugo/tiago do benfica... não sei..! acho que deveriam escrever um poema (?) sobre isso, ou pelo menos fazer um comment. pelo menos! sugiro também uma mudança no título do blog, para que o belo do tipo que navega na net seja desde logo esclarecido: "lolasemdormirporquenaoconsegueparardepensaremhugomachadoetiagopaixãoeentaoachaquetemdepartilharissocomomundo"

 
At 16:38, Blogger Dinis Lapa said...

lol,

"a coerência é o monstro das mentes simples" _ R.W Emerson

"eu sou eu e a circunstância" _ortega y gasset, salvo erro.

só para dizer que gosto destas palavras...

 
At 15:42, Anonymous Anónimo said...

ninis,

"o coronel e o advogado" Balzac
"já minha avó" Sartre
"dos flancos" kafka

 
At 20:26, Blogger Dinis Lapa said...

também gosto dessas belas palavras

 
At 16:52, Anonymous Anónimo said...

viva o indignado!

 
At 23:33, Anonymous Anónimo said...

volta lol!!!!!!

 
At 13:14, Anonymous Anónimo said...

ola! estou a escrever isto so pa que este comentário seja o numero 70!
estou muto feliz pelo vosso blog!
este blog é uma piada, como voces também são!

 
At 01:49, Anonymous Anónimo said...

"Isto da crítica não é para ser no vácuo."

Adivinhem de quem é a frase... Pois é... Do Mestre, dizem eles... De Cesariny!
Irónico, não?

E aqui fica mais um comentário: se a crítica não deve nascer no/do vácuo, quando assim nascida, não pode morrer no vazio. Se existe espaço para a feitura de crítica no/do vácuo, é justo que exista espaço para a contestação desse mesmo vácuo e o nome delicado para essa contestação é comentário. Já nos fartamos do trabalho da inquisição e da censura há bastante tempo. Aliás, o próprio 'mestre' participou de movimentos que lutaram contra isso. Mas esse mesmo mestre soube compreender que todos os jogos tem regras para que realmente resultem em alguma coisa. A crítica não deve partir, crescer, expandir-se, morrer no/pelo vácuo e essa é a diferença total entre a crítica fundamentada e... bem, entre o que é opinião esvaziada de critério e formulação críticos e reflexivos.

E.M.

 
At 18:55, Anonymous Anónimo said...

Aqui fica um convite:

6 de Julho - Encontro Para-Poesia: conversa, debate, leitura de poesia, performance, apresentação de livros.
Local: Café S/V Rua Capelo 20/22, Chiado, Lisboa
O evento terá início pelas 20:00 horas.

Apareçam, participem!

 
At 01:16, Blogger m. tiago paixão said...

reforço o convite estendido pelo hugo e acrescento que o Café S/V fica exactamente em frente ao Governo Civil de Lisboa, junto à Livraria Bertrand do Chiado.

contamos com a vossa participação activa!

 
At 15:37, Blogger Dinis Lapa said...

não ando por lisboa.todavia, agradeço o convite

 
At 00:04, Anonymous Anónimo said...

A questão no meio disto tudo é:
QUEM É QUE É, AFINAL, o LOL? E a Lola, e o camandro. :|

Epá, é qual o objectivo destes manifestos? Denegrir, promover? E quem os escreveu? Que dê a cara, queremos ver quem é. :D

Assinado: Luka Krepúsculo Lusco-fusco segundo o intelectual do tremoço.

 
At 00:14, Anonymous Anónimo said...

ha leitores que se fazem passar pela mãe de deus! Julgam-se muito bons, mas qualquer problemática mais banal causa-lhes transtorno. já para não falar em cidades italianas...que os levam à loucura!
E a questão não é "no meio disto tudo", mas sim no princípio (ou no princípio era o Verbo?).
Quanto aos manifesto acho que so servem para congestionar ideias e trânsito.

Assinado: estou nervoso e tremo

 
At 00:17, Anonymous Anónimo said...

Ficas a saber que me dá tusa ter inimigos, especialmente quando me começam a insultar

 
At 00:22, Anonymous Anónimo said...

pergunto-me se este "postador" será de etnia cigana, pois eu apenas respondi á mãe de deus e veio logo o irmão deste para arranjar confusão.
Amigo se te dá tusa..problema teu. Eu sou hetero! Mas procura melhor neste blog, pois acho que irás ser feliz se o fizeres.

Viva o lol!

 
At 22:46, Anonymous Anónimo said...

estava a ler o Harry Potter e li "feitiços não verbais". isto quer dizer alguma coisa? gostava que os especialistas (lol, ninis, o machado e o paixão) me ajudassem. já enviei uma carta para a oprah, mas ela não me respondeu.
Vós sois a minha tábua de salvação.
Demito-me aqui e agora.
Beijinhos
Sois uns queridos

 
At 23:52, Anonymous Anónimo said...

que bela performance ensaiou aqui este meu homónimo anónimo! e ainda tem tempo para mudar de sexo e ser um animal de estimação ao mesmo tempo que nos deixa algumas pérolas de inestimável e inesgotável(?) sabedoria!
parabens!!

 
At 00:59, Anonymous Anónimo said...

agora já não sei quem sou... ou somos... e somos tantos!!!

agora vou falar do poema, coisa que em mais de 80 comments ninguem, ou quase ninguem, fez. e a minha opinião é: já li muita coisa assim, neste registo de diálogo com o mundo/natureza do qual todos somos parte... bla bla bla. não me trás nada de novo. para ler estas coisas prefiro o ondjaki que sempre é mais genuino.
se fosse só por este poema o trabalho desta nova poeta não ganhava prémio nenhum.
mas o livro vale bem mais do que este poema pretende mostrar, é um livro bastante consistente, alguns poemas trazem coisas novas, é isso que se espera dos novos, ou melhor, que eu espero dos novos, que me deem o novo e "percam" uma certa atitude de contemplação que parece que neste blog é "celebrada". voltando atras, o livro até é bom, o que é mau é escolher este poema "solo" para o mostrar aqui num blog como "capa" do livro. digo eu.

 
At 14:00, Anonymous Anónimo said...

Reduzir a poesia a temáticas ou pensar no(s) poema(s)como objectos que servem apenas para a introdução de temáticas novas ou originais é meramente uma posição que parte do pressuposto que a poesia para se legitimar tenha de ser sempre o não visto ou o não feito o que por si mesmo não é evidente nem tão pouco provável. Até porque, bem vistas as coisas, quase toda a poesia parte de uma base comum que é a língua. O que me parece aceitável é que a poesia é sempre um repensar a linguagem e a língua. A construção de imagens é uma das estratégias mais frequentemente adoptada e, muitas vezes, repensada e reinventada. A tentativa de uma ruptura total com aquilo que chamamos 'a tradição' é uma ideologia que não chega a ter concretização. A negociação que acontece com a reinvenção de formas (em relação com as 'antigas') é talvez o que possibilita poder pensar poesia. Lembre-se que mesmo os movimentos mais experimentais dependem de matéria, formas, material, etc, já antes trabalhados. Tudo isto porque nada nasce do/no vazio (lembremos a linguagem, a língua, o papel, a pedra, a mão...). Não estou a defender a qualidade ou a não qualidade do poema aqui apresentado. Estou só a alertar para o problema de se tecerem considerações universais acerca do que deve ser ou não a poesia que, por vezes, roçam o facilitismo critico ou o senso comum. Ideias como originalidade, natureza, cultura, novo, etc, são demasiado amplas e problemáticas para serem lançadas como evidências e de ánimo leve, sobretudo quando consideradas no âmbito da arte.
Espero não ter ofendido ninguém. Não é essa a minha ideia de resto. Trata-se de discussão e não de ofensa.
Abraço

 
At 14:53, Blogger Dinis Lapa said...

anonimato que não é de facto, concordo contigo.

Venho só saudar todos vocês. Vou prá praia.

 
At 21:06, Anonymous Anónimo said...

Vocês são todos uns arrogantes e uns chatos.

 
At 00:21, Anonymous Anónimo said...

eu pelo menos sou arrogante chato

 
At 21:37, Anonymous Anónimo said...

Achei lindo que um certo personagem, um dos grandes vultos da poesia contemporânea, tenha dito em conversa que não é poeta, mas sim que "faz versos".
Por isso... não é algo petulante uma pessoa que começou ainda agora, que lá por escrever para jornais/publicar/ganhar concursos literários/declamar poesia/etc, se ache "poeta", ou "escritor"?
Vivam o prazer da escrita, sim, trilhem caminhos, sim! Mas sejam humildes com a palavra, começaram ainda agora a poli-la. Ela precisa de um respeito paciente, ainda não se aproximou bem-bem de vós.

 
At 15:06, Anonymous Anónimo said...

e voce está a deixar um "trilho" demasiado exposto! tenha cuidado! há gente perigosa por aqui.
incluindo eu (sobretudo quando estou sobrio)

 
At 18:53, Anonymous Anónimo said...

Oh, que me interessa...
é a minha opinião e não vai mudá-la.

 
At 02:44, Anonymous Anónimo said...

eu sou perigoso e digo-te já que a tua opinião é um pouco perigosa também...

 
At 17:35, Anonymous Anónimo said...

Fogo!
Estava a ler isto mas começou a dar o Star Treck.
Qualquer dia digo qualquer coisa.

 
At 02:04, Blogger Dinis Lapa said...

boas férias para todos vós.fui.

 
At 20:33, Anonymous Anónimo said...

cobarde...

 
At 22:10, Anonymous Anónimo said...

Cambada de "gays intelectuais", o que vos faz mover?!

- Gosto de agredir verbalmente pessoas, pois a minha natureza frágil não me permite ser musculado...
Não me permite dar estaladas, nem sentir o sangue do meu adversário na minha boca. Sou triste pois a força reside na forma como posso me esquivar e correr, sinto-me triste pois a anormalidade das pessoas é geral e o sentir é de plástico.

- Sinto que todos estes intervenientes sem exepção têm graves problemas de integração, de felicidade e falta de criatividade.

- São frustrados com tudo o que os rodeia, tiraram ou andam a tirar cursos que nunca lhes disseram nada, conseguindo mesmo assim aprender a pesquisar no dicionário palavras que enchem folhas e egos, mas que são desprovidas do seu verdadeiro sentido. Gostam de bola e ao mesmo tempo fingem vibrar com a palavra escrita, gosta de manifestos e ofensas, mas no fundo o que fazem da vida é a sua própria destruição sem nunca a conseguirem viver em pleno...

- Com drogas, substâncias alucinogénicas, etc, fazem de um dia a nulidade desse mesmo dia, apregoam que são eremitas da palavra, mas todos os dias se refugiam dos seus castelos feitos na maioria pelo papá e pela mãmã.

- Sejam algo, quebrem verdadeiramente as barreiras que vos prendem ao quotidiano, sejam cidadãos do mundo e não crianças do bairro.

- Sejam homens e mulheres, vivam erraticamente no erro de estar vivo!

 
At 21:46, Anonymous Anónimo said...

lol

 
At 04:18, Blogger iNuno said...

o que eu andei a perder...

 
At 04:18, Blogger iNuno said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 

Enviar um comentário

<< Home